top of page
Foto do escritorNanda

Segurança, conforto e bem-estar do bebê

O TikkaDicas está começando....


Nós da TikkaBoo pensamos num espaço para dicas maternas para tornar a vida das mamães mais práticas, assim sobra mais tempo para o que realmente é importante! “Espremer e cafofar com os seus pequenos!”


Nossa primeira dica é sobre segurança, conforto e bem-estar do bebê.


SEGURANÇA

O que isso significa para nós mamães? Vou começar contanto uma história e se vocês se relacionarem me contem suas façanhas aqui nos comentários.


Quando meu primeiro filho nasceu, logo nas primeiras semanas, fui acometida de um pânico, o pânico de que o meu bebê parasse de respirar ou seu coração parasse de bater.

Obviamente, a louca da leitura leu inúmeros artigos sobre Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI) conhecida internacionalmente pela sigla SIDS (Sudden Infant Death Syndrom) e uma certa noite, mais ou menos duas semanas após o nascimento do Ben, meu marido disse que eu voei da cama (ressalta-se a cesariana fresca!) e parei desesperada (mas em silêncio) na frente do berço com a mão na frente do nariz dele até sentir o quente da sua respiração. Isto aconteceu muitas vezes após este dia.


O sentimento de desespero era devastador. Tudo que eu podia fazer era seguir as sugestões modernas de como evitar ao máximo o SIDS, mas isso não diminuía minha aflição, e se eu não visse? E se mesmo seguindo todas as recomendações eu ainda não visse???


Para mim, ser mãe de primeira viagem foi muito conflitante, um misto de alegria e desespero, principalmente no quesito segurança então quero dividir com vocês algumas dicas que segui e me ajudaram a me sentir menos desesperada.


Algumas medidas simples reduzem a ocorrência da Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), como:


· colocar o bebê para dormir de barriga para cima, nunca de barriga para baixo ou de lado;

· não agasalhar excessivamente o bebê;

· não compartilhar o mesmo leito do bebê;

· tenha um colchão firme, nunca excessivamente macio;

· não colocar nada no berço além de um lençol que não se solte;

· usar chupeta

· fazer um charutinho do bebê (swaddling)


Ai chegou ao inverno e como toda mamãe, eu queria meu bebê quentinho e seguro, como já havia morado muitos anos na Europa e sabia que os sacos de dormir eram itens essenciais do enxoval do bebê por lá eu já tinha minha solução! Mas vamos lá, uma demanda sem oferta!


O que!????


Isso mesmo! Fui procurar aqui um saco de dormir que fosse para o “inverno brasileiro”, ou seja, quentinho mas não um edredom para o inverno europeu né, e também que seguisse as medidas de segurança, que a cava do braço e do pescoço fossem pequenas o suficiente para que o saco não suba até a boca e nariz do bebê, evitando assim qualquer risco de sufocamento. Como eu sempre viajava eu trouxe de fora do Brasil, mas eu queria uma marca nacional, para poder recorrer na emergência e nada!


E assim nasceu a TikkaBoo! Com itens básicos, fofos, práticos e pensados para o clima e a realidade local.


 

Aviso importante: Não somos médicas e este artigo não é uma recomendação, somente uma divisão da nossa experiência para agregar valor ao seu dia a dia de mãe. Sempre consulte um pediatra caso note qualquer coisa com o seu bebê.


Este artigo foi escrito pela Nanda, sócia-fundadora da TikkaBoo, hoje ela mora na Suiça e tem dois filhos, Ben de 2 anos e 11 meses e Leo com 6 meses (ela ainda pula de noite para ver se o Leo está respirando, rssss)

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page